Xadrez

Xadrez-  - 80 x 120 cm




Tabuleiro - Gotas 11 - 190 x 190 cm




Composição Xadrez - 90 x 90 cm




                                  Tabuleiro - Gotas 8 - 120 x 120 cm - Acrílico s/linho





                               Tabuleiro - Gotas 4 - 100 x 100 - Acrílico s/juta




                               Tabuleiro Gotas 7 - 130 x 130 - Acrílico s/ linho




                               Tabuleiro -  Gotas 9 - 120 x 120 - Acrílico s/linho




Tabuleiro - Gotas 6 - 100 x 100 - Acrílico s/ linho




Tabuleiro gotas  5  -  100 x 100 - acrílico s/linho





Painel  180 x 360 cm - acrílico s/tela




Tabuleiro  gotas 11 - acrílico s/tela


A Contemporaneidade do xadrez
Por Ferracioli
  
Há 30 anos desenvolvo o tema  de  xadrez,  sendo que a princípio, houve o predomínio de 
uma pintura descritiva que colocava o jogo  numa  situação  metafísica e surreal  que dava
ás peças vida própria em um clima medievais evocando o arcaico, ruínas de civilizações etc.Era uma elaboração pictórica com efeitos de pedras, metais e  madeiras,  aprimorado
por uma técnica apurada e atraente. Com o passar do tempo, fui  eliminando aos poucos o
descritivo e logo passei p/ um trabalho de síntese, onde o efeito técnico, associado a busca de texturas cromatismos, suprimiu o literário em favor da percepção geométrica.

Como ícone, o xadrez remonta a tempos imemoriais. Símbolo da vida, surgiu na Índia por um Bramane. Diz uma lenda que o rei gostou tanto do jogo que decidiu recompensar seu inventor. O sábio pediu então, 1 grão de trigo para a 1ªcasa, 2 para a segunda casa, 4 para a terceira casa do tabuleiro, em progressão geométrica p/cada casa até a última casa (64), resultando em uma quantidade em que verificou-se que todo o trigo do reino seria insuficiente, pois a quantidade remetia ao infinito.

No trabalho atual, utilizo o tabuleiro com 64 casas, 32 brancas e 32 pretas, e dentro deste campo desenvolvo o cromatismo de cada quadrado, sugerindo um movimento geométrico com conotação optical e concretista. Nessa fase não há improviso nem emocionalismo, pois todo o procedimento é racional e baseado em cálculos matemáticos. Cada casa é medida, tendo em vista a dimensão da tela, que normalmente é quadrada, subdividindo-se em em 4, 8, 16, 32, 64 partes iguais.  No lugar  das  peças  de xadrez há gotas d’agua, o 
elemento mais precioso da vida e que se torna também destruidor, quando a Natureza resolve empregá-la na purificação do planeta. A suavidade e a transparência das gotas na sua forma arredondada, suaviza a rigidez dos quadrados, produzindo harmonia no geometrismo da pintura. Enfim a contemporaneidade do xadrez com sua disciplina e evocação da Geometria Sagrada, contrasta com o caos nas artes no mundo atual.








ferracioliart@yahoo.com.br